Você pensa em fotografar essas fofuras, pois saiba que conseguir belas imagens de bebês é um trabalho repleto de detalhes

 

Fotos de Bebê por Meredith Clark

A fotografia de recém nascidos é um campo muito especializado. Para ser um bom fotógrafo de bebês você precisa conhecer os fundamento da fotografia, saber trabalhar com bebês – acomodar, posicionar e manter o modelo em segurança e ainda, lidar com os pais que são geralmente ansiosos quando se trata do primeiro filho.

Fazer algo com excelência leva tempo. Quando se trata de fotografia, é difícil ser bom em todos os gêneros! Por isso, os melhores fotógrafos de bebês são especialistas no ramo e em temas similares, tais como maternidade e fotos de família.

Aqui vão algumas dicas para você!

  1. Luz

A luz natural é sempre a melhor para se fotografar recém-nascidos. O estúdio deve ser claro, com janelas grandes para prover excelente iluminação. O fotógrafo deve ter à disposição uma cama ampla, baixa, estilo tatame ou “cama japonesa”, ou um colchão para colocar no chão, com travesseiros limpos e almofadas. Isso irá facilitar o posicionamento do neném durante as fotos bem como a necessidade de troca de fraldas e descanso do bebê.

2. Espaço

Mantenha o ambiente aquecido! Feche a porta do estúdio e utilize um aquecedor para manter a temperatura entre 26 a 29 ºC. Esta é geralmente uma ótima temperatura para manter o bebê feliz, especialmente se eles não estiverem enrolados. Prepare os adereços para meninas e meninos, cenário, cobertores, antes de tirar fotos. Quanto menos você tiver que mover o bebê para criar uma nova foto, melhor. Certifique-se de dar aos pais ou acompanhantes um aviso sobre o calor, e sugira que eles usem roupas leves.

O bebê por Русский no Pixabay

3. Preparação

Lave suas mãos. Tome todas as precauções para não espalhar germes, especialmente para um recém-nascido com um sistema imunológico em desenvolvimento.

Não use jóias. Tire meus anéis, pulseiras, brincos e colares. Mantenha-se simples para manter o bebê seguro.

Evite fragrâncias. O olfato de recém-nascidos é muitos sensível. Não use perfume / colônia, loções perfumadas ou desinfetantes para mãos com odor forte. Isso pode perturbar o bebê rapidamente.

Som: tente criar algum “ruído branco”, pois isso é capaz de atenuar, baques, sons da vizinhaça como obturadores de consultórios dentários, caminhões ou motos que passam na rua.

O bebê: você, eventualmente, poderá receber um bebê agitado enquanto posa durante a sessão. É muito raro ter um recém-nascido que não lhe dê problemas. Dito isto, você pode preparar o bebê de antemão para aumentar suas chances de sucesso posando. Peça aos pais que planejem uma alimentação logo antes do início da sessão. Se sentir que o bebê está incomodado, pare a sessão e deixe que os pais atendam ao seu pedido.

Os pais: há dois tipos de pais, aqueles que ficam rodeando você durante toda a sessão e que a qualquer ruído do bebê querem ampará-lo e os pais passivos, aqueles que já têm filhos e aproveitam o momento das fotos para descansar e deixar o fotógrafo trabalhar. A melhor solução para interagir com os pais é ter certeza de que eles estão devidamente informados antes de a sessão iniciar. Assegure-os que a segurança do bebê é a sua prioridade número um. Faça o trabalho com a ajuda deles e garanta um bom canal de comunicação sobre o filhote. Isso irá ajudar a aliviar as preocupações e nervosismo que novos pais podem apresentar.

4. Pose natural

Poses naturais são as melhores e mais seguras porque há poucos riscos envolvidos quando o bebê se mexe ou se move espontaneamente. Enquanto o bebê é posado naturalmente, eu também vou pegar algumas cenas macro dos recursos exclusivos do bebê, como seus narizes fofinhos, pés pequenos e dedos dos pés, e os pequenos lábios adoráveis que eles têm. Posar o bebê nu ou envolto em cobertores é algo que você decidirá, depois de uma conversa com os pais do bebê para ver o que eles preferem e qual é o tema da foto que desejam.

5. Pós-produção

Fotógrafos de luz natural, normalmente não necessitam utilizar os recursos de iluminação fornecidos pelo Photoshop. No caso de fotos de recém-nascidos é necessário fazer alguns ajustes associados à suavização da pele e retoques no pós-processamento. As imagens superexpostas ajudam a suavizar a pele do bebê, e fotografar em RAW pode ajudar você a corrigir problemas de exposição ou de cor ao longo do caminho.

Clifton Man é um dos fotógrafos mais premiados especializado nos temas maternidade e fotos de recém-nascidos. Depois de passar horas no Photoshop ajustando o fundo de imagens resolveu criar um suporte seguro e exclusivo com o qual obteve melhores poses e imagens de bebês, economizando tempo e trabalho durante a pós-produção. Vale à pena das uma olhada nas dicas dele.

Suporte para fotos de recém-nascidos

Você não precisa de um estúdio enorme com um enorme cenário para criar lindas imagens. Basta procurar alguns tutoriais de cores e pano de fundo para obter detalhes e instruções passo a passo sobre como fazê-lo.

Usando a ferramenta clone, a ferramenta de mesclagem e criando / manipulando máscaras de camada no Photoshop, você pode criar exatamente o que procura depois de um “look”. Digital Photography School tem algumas dicas básicas do Photoshop que são fabulosas!

6. Segurança

  • É muito importante compreender que a segurança do bebê está em primeiro lugar.
  • Nunca deixe o bebê desacompanhado em um suporte, em uma bolsa de passeio, ou com o irmão mais novo.
  • Sempre tenha um observador ou pai ao lado do bebê ao usar um suporte onde irá colocá-los.
  • Nunca force o bebê a uma pose.
  • Use a alça da câmera em volta do meu pescoço quando fotografar bebê de cima.
  • Nunca use adereços feitos de vidro.
  • Apoie sempre o pescoço e a cabeça do bebê corretamente.
  • Nunca coloque o bebê dentro ou em um suporte que pude quebrar ou cair.
Fonte:
MOORE, Elizabeth. A guide to newborn photography: preparation, posing and post-processing. Digital Photography School. Data? Disponível em: <https://digital-photography-school.com/a-guide-to-newborn-photography-preparation-posing-and-post-processing> Acesso em 28/09/2018.
TONG, Amy. Tipos to choosing a newborn photographer. Babies, Newborns. 10. Jan. 2016. Disponível em: http://amytong.com.au/tips-choosing-newborn-photographer/ Acesso em 28/09/2018.
Tradução e adaptação: Cacau Freire
Content Producer
www.photovideobank.com