Microanimações

Benefícios da Animação Web para Design UX

Micro animations ou microinteractions são pequenas animações que proporcionam um experiência intuitiva e satisfatória aos usuários enquanto navegam em um site. Essa é uma tendência sutil e que está entre as tendências mais apontadas para web design UX em 2019.

Microanimation crazy deconstruction menu

Pequenas animações que ajudam o usuário a entender o contexto e a se localizar de modo mais fácil ao passar o dedo sobre a tela ou clicar em um item. Trata-se de um efeito vinculado à experiência do usuário que o auxilia a perceber que está realizando as ações corretas enquanto percorre o website.

A maioria dos usuários experimenta microanimações constantemente. E os benefícios da animação para web geralmente incluem publicidade e melhoria da interatividade.

Publicidade animada

Semelhante a qualquer outro meio artístico, os benefícios de anúncios animados são ilimitados em termos de criatividade. Por exemplo, um web designer pode criar um anúncio visualmente atraente exibido ao lado de um artigo que apresenta exatamente a mesma premissa. Esse tipo de “publicidade segmentada” emparelhada com uma animação da Web atraente impede que os usuários finais sejam interrompidos e, por fim, agregam valor à página como um todo.

Auxílios visuais dinâmicos para navegação

Embora os modelos padrão e a expectativa de navegação na Web estejam presentes, a própria navegação na Web pode ser projetada em um número infinito de variedades. A animação web pode ser expressa como uma plataforma de navegação para envolver o usuário final em um enredo.

Esses movimentos, mesmo que sejam pequenas animações, ajudam a atrair a atenção do usuário e criam uma experiência enriquecedora para visitantes do site.

O uso adequado de microanimações cria uma profundidade visual em uma página Web que leva os visitantes a seus pontos de conversão e, em seguida, os recompensa de alguma maneira.

Veja quais são os benefícios das microanimações para design UX:

1. Interfaces intuitivas

Ao usar microanimações, o usuário recebe suporte para entender a hierarquia da informação. Isso cria intuitivamente um caminho a ser percorrido, ou seja, o usuário tem a sensação de manipulação direta porque vê algo acontecer diretamente como reflexo de suas ações.

Microanimation drop me

2. Esclarece a mudança e o contexto

A capacidade de mostrar todas as informações necessárias, especialmente em telas pequenas e utilizando design plano, é uma arte. Por isso, às vezes, somos obrigados a esconder elementos. A microanimação pode ser uma solução que auxilia a esclarecer o contexto, fazendo com que o usuário não se perca.

3. Foco

Criar um foco é uma das ações mais importantes para usar microanimações. Algo que se move, sempre atrai a atenção. Dessa forma, você pode direcionar a atenção para certos elementos de um site.

Considere cada elemento animado em sua interface como o equivalente a um título em um documento escrito. Você não escreveria um documento com todas as frases em forma de título, pois isso tiraria a hierarquia da informação. Por isso, ela deve ser usada para sinalizar a importância de um elemento.

Pensando no futuro e prevendo o que o seu usuário fará, você pode melhorar sua interface. Um item do menu é relevante apenas em determinado contexto, você pode notificar o usuário de sua presença no momento em que ele, provavelmente, desejará utilizá-lo.

Microanimation password

4. Ofereça uma opção de ação

Antes de pensar em compartilhar um artigo, talvez você não pense em divulga-lo no, Facebook ou LinkedIn. Mas depois de clicar ou passar o cursor no botão “Compartilhar”, isso se torna importante.

Em formulários, você também pode ajudar o usuário a avançar usando animações. Se o usuário clicar em uma opção o usuário poderá preencher mais ou menos perguntas. Uma animação pode esclarecer isso expandindo e recolhendo as perguntas relevantes.

5. Manipulação direta

Usando animações, você pode aumentar o senso de manipulação direta. Quando o efeito de uma ação é diretamente visível, você sabe que pode influenciá-lo. Pense em deslizar ou arrastar elementos de uma interface, por exemplo. Mas também botões pulsantes e outros estados de foco animados.

6. Experiência de marca

A animação pode ser uma maneira de reforçar sua experiência de marca. Seu design ganha mais personalidade ao implementar microanimações.

Microanimation-funny-collage-faces

Um belo exemplo disso é o logotipo do Google. Eles usam seus pontos para a ferramenta de reconhecimento de fala. Usando esses 4 pontos para comunicar status diferentes: espera, escuta, processamento e resposta.

As animações podem aprimorar e enriquecer sua interface. Mas tenha cuidado, usando muitas animações você só vai achatar a hierarquia. Isso atenuará a mensagem que você está tentando comunicar.

Então, onde você irá usar suas microanimações? Divulgue o seu trabalho artístico conosco!

 

Fontes:

Webdesign Trends 2019: Video und Mikro-Animation

https://www.amdtown.com/
https://www.rakacreative.com/
https://hike.one

Publicado por:

Cacau Freire
Produtora de Conteúdo
Contato: contact@photovideobank.com