Como escolher a fotografia ideal para conversão em preto e branco

Uma das coisas legais sobre câmaras digitais e programas de edição de pós-produção é a facilidade com que você pode modificar e alterar as cores de uma foto antes de finalizá-la.

No entanto, quando se trata de converter imagens em cores para preto e branco, nem todas as fotos são ideais. Enquanto algumas fotos coloridas podem parecer mais intensas em PB, outras podem ficar sem graça, flats. Aprenda a escolher as candidatas ideais para sua conversão e veja quais são as 5 características mais marcantes de fotografias PB.

Composição marcante

As cores em uma fotografia nos permite diferenciar entre uma variedade de objetos e pontos de interesse em uma imagem. Mas quando você converte uma fotografia colorida em PB, o fator cor não existe mais para guiar nossa atenção diante do objeto retratado. Por isso a importância de escolher imagens com tema forte, muitas vezes que se destaque do fundo isoladamente. Um jeito fácil de fazer isso é procurar por imagens que têm fundos lisos, simples e que permitam que seu objeto principal seja destaque.

Preste atenção também ao primeiro plano. Caso o objeto da foto esteja em destaque, isso criará uma hierarquia visual natural, evitando que sua imagem pareça plana, chapada, especialmente se o tema da foto contrastar com o plano de fundo.

O céu liso, com a cidade ao fundo em miniatura permitem que o skatista da fotografia acima comande toda a composição da imagem.

Linhas condutoras

Linhas condutoras são uma ferramenta comum em diversos tipos de imagens, já que são uma maneira fácil de criar uma composição dinâmica, que dê a ideia de movimento. Elas funcionam muito bem em fotografia PB, fornecendo qualidade geométrica e evitando que sua imagem tenha aparência plana, aspecto super comum em fotos PB.

Na imagem a seguir, as linhas da faixa de pedestre conduzem o espectador para o outro lado da rua, enquanto as linhas verticais dos troncos das árvores e os pequenos guarda-sóis chamam a atenção para o alto.

Contraste

Contraste: Simplificando, é a diferença entre o branco mais claro e o preto mais escuro e um dos componentes vitais de uma boa fotografia PB. Nos tempos das câmeras escuras, fotógrafos costumavam adicionar quantidades variáveis de contraste usando exposição à luz e filtros. Softwares de edição hoje em dia têm o mesmo efeito, mas mesmo assim devemos começar escolhendo o tipo certo de imagem.

Imagens de alto contraste (pense em cores fortes, brilhos e sombras escuras) tendem a funcionar melhor em PB. Comece escolhendo fotos que têm luz solar intensa, ou retratos em que o rosto da pessoa se destaque de seus cabelo e roupas.

Na foto acima, a luz do sol sobre o pescador cria uma sombra escura, fazendo com que sua silhueta pareça ainda mais poderosa em branco e preto.

Céu interessante

Um céu azul imaculado pode parecer fantástico em fotografias coloridas, mas totalmente monótono em PB. Para que uma paisagem PB funcione bem, você precisa do tipo certo de céu – com bastante nuvens e cores. A variedade de tons de branco e cinza das nuvens evitarão, mais uma vez, que sua composição pareça chapada, flat, acrescentando dimensão e aumentando o contraste.

As nuvens na fotografia acima dão uma textura incomum ao céu e tornam a versão PB incrivelmente surreal.

Sombras definidas

Enquanto sombras interferem em imagens coloridas, elas desempenham um papel super importante em fotografia PB. Sombras grandes, criadas quando o sol está baixo no céu, acrescentam interesse a suas imagens. Sombras com texturas, padrões e formas produzirão fortes tons de preto destacados do plano de fundo. Se você tem uma foto colorida com sombras, tente convertê-la em PB e veja como o resultado vai ser uma imagem forte e com efeito.

Sombras diferentes, misturadas a uma nuvem de poeira, dão à foto acima uma atmosfera fantástica, quase mágica.

Quer saber como vender suas fotos? Confira o nosso post sobre isso!

Venha também conhecer o nosso catálogo de produtos e ter acesso a milhares de recursos para aumentar sua produtividade!

Fonte: https://www.shutterstock.com/pt/blog/como-escolher-fotografia-ideal-para-conversao-em-preto-e-branco
Publicado por:
Gabriela Gouveia
Produtora de conteúdo
Contato: gabrigoouveia@gmail.com