Entenda o que são desenhos vetoriais

Todo aficionado por tecnologia e design já deve ter se deparado com algum desenho vetorial, mesmo sem saber do que se tratava. Este tipo de desenho está cada vez mais saindo dos meios especializados, como artistas e designers, e passando para o gosto do grande público, por sua qualidade e vantagem.

Mas afinal, você sabe o que são desenhos vetoriais?

Desenhos vetoriais são imagens que utilizam formas geométricas primitivas, como linhas, curvas, pontos, formas e polígonos, como base de sua construção. Todos estes elementos são baseados em fórmulas matemáticas específicas para serem construídos.

Para desenhar estes formatos geométricos, usam-se os vetores, que dão nome à técnica, apoiados em pontos ou nós, que definem pontos de começo, fim e curvaturas de linha.

Quais os melhores softwares vetoriais disponíveis?

As grandes estrelas da ilustração vetorial são o Adobe Illustrator e o Corel Draw. O primeiro tem ganhado mais destaque por sua performance mais estável e a sincronização com a suíte Adobe. Para os entusiastas do software livre, existe o Inkscape, com excelentes atributos e que trabalha com a extensão SVG, a recomendada pelo conselho gestor da internet (W3C).

No entanto, até mesmo o Photoshop pode ajudar! Com a ferramenta Pen Tool¸ é possível criar seus desenhos do zero ou “vetorizar” por cima de imagens bitmap. Embora seja uma ferramenta de uso complicado no início, o estudo e prática constantes logo tornarão você um especialista na caneta!

Agora é hora de colocar mãos à obra e criar incríveis desenhos!

Ao finalizar sua arte, não se esqueça de se tornar um colaborador e receber pelo trabalho! Ganhe comissões por download e obtenha uma renda extra com seus vetores:

Saiba mais em: http://www.photovideobank.com/colabore/

 

Fonte:
https://saga.art.br/entenda-o-que-sao-desenhos-vetoriais/
Publicado por: Gabriela Gouveia
Produtora de conteúdo
Contato: gabrigoouveia@gmail.com